quinta-feira, 25 de março de 2010

LOBA MÁ EM: A CARTA


Li na coluna "Nossa Antena" da Revista Época "Os pegadores e as vagabundas" de Ruth de Aquino. Achei tão importante uma revista como essa trazer tal tema. Resolvi escrever para autora. A seguir segue a carta. Mas antes leiam o texto dela em:

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI127931-15230,00-OS+PEGADORES+E+AS+VAGABUNDAS.html



Cara Ruth de Aquino

Primeiramente gostaria de agradecer a sua exposição na Revista Época, número 618, na coluna “Nossa Antena” com o texto “Os pegadores e as vagabundas”. As mulheres e os homens “finos” agradecem.
Com certeza esse é um tema que deveria realmente ser mais abordado.
O que vejo nesses meus quase 30 anos é a maioria dos homens enfrentado uma crise de identidade. As mulheres estão vivendo a própria sexualidade, estão virando chefes, estão cuidando mais de si, são mais independentes e pouco tão ligando para o que pensam os homens que não as convém... Ou seja ela pode “pegar” quem ela quiser, mas só vai dar atenção aos mais “moralmente” avançados, interessantes, inteligentes e claro que também as satisfaçam sexualmente. É possível que a “lista” destas, seja maior que a de muitos homens... simplesmente porque essa mulher já se “desapegou” das “regras” ultrapassadas de uma sociedade que não a inclui com um ser sexual e sim um objeto de desejo, consumo.
Sendo assim, as mulheres que possuem uma vida mais independente, são mais exigentes quanto a um relacionamento sério. Ela transa na 1ª noite se tiver vontade e dispensa na mesma se não gostar ou simplesmente se não quiser dar continuidade. Ela liga se quiser, atende se quiser e encontra novamente se sentir vontade. Ela já não ta ligando para o que ele pensa quanto a isso, mas no que ela tem pra fazer no dia seguinte, no trabalho, na amiga que ta em deprê, no pai, irmão, família, cachorro... mas com certeza essa mulher não se preocupa se o cara que ela transou na última noite tá achando que ela é “vagabunda”, até porque se esse cara pensar dessa forma de qualquer mulher, com certeza ele só será mais uma transa na vida dela.
Acredito que as questões de gênero precisam avançar, ir além da termologia. Essa mulher que coloco, encara uma sociedade machista (que inclui homens e mulheres), prova viva é BBB deste ano com a presença do polêmico Dourado. Se ele está lá ainda, é porque grande parte do Brasil pensa como ele, ou vê nele a representação forte de um “macho” de verdade, etc... Ou seja as pessoas não querem encarar as mudanças que estão ocorrendo. Ficam buscando velhas identidades, quando deveriam estar procurando uma nova.
Outra questão é da publicidade da cerveja Devassa, até agora sinceramente, não sei se concordo com a censura realizada. Significa o que mesmo? Proteger a imagem feminina? A figura não mostra mais os seios de uma mulher, está protegida por uma blusa pequena. Isso reflete o que além de uma jogada de marketing? Uma mulher não pode ser Devassa? Uma mulher não pode ter desejo? Uma mulher não pode se mostrar? Os seios são feios? Ou a publicidade escancarou o que há muito já se faz “mulher objeto de consumo”. Incrível! mas uma mulher paquerando na janela é tão censurado quanto as de biquíni levando cerveja aos homens... A censura, neste caso, me parece mais uma repressão ao desejo feminino... Voltando ao BBB a tal Fernanda que para o público antes parecia adorada agora é falsa e vagabunda por ter se “soltado” após descobrir que estava solteira...
Parece de fato que ninguém entende as mulheres.... nem elas mesmas. Infelizmente, devemos encarar a realidade, se o machismo existe é porque há mulheres que também o propagam e o defendem.
Acho que o povo precisa de uma terapia coletiva!!!

Ah você já transou com um cara, o rejeitou e depois ainda por coincidência do destino ou não veio a se tornar chefe dele? Aí minha filha, você pode ter transado só com ele na vida que certamente será uma vagabunda².

Fica a pauta....

LOBA MÁ,
Assinante da revista Época
P.S: Fico no anonimato com o meu “bando” do “mau”, enquanto “a sociedade” não avança.
http://blogdalobama.blogspot.com/


__________________________________

Após escrever a carta... Li na coluna online, este comentário:

“Machista tem medo de mulher. No fundo o machista morre de medo de uma mulher decidida e com personalidade. Ele quer uma que não opine e não ofusce seu brilho já tão fraco. É um ser patético. Eu prefiro uma mulher com sangue na veia e uma boa cabeça... o passado dela pouco importa... quero saber do futuro comigo.”
Jose Guilherme DF / Brasília 24/03/2010 21:42


Esse merece um troféu não?

_______________

Ah, esqueci de comentar... não leio revistas femininas há muito e muito tempo... Elas mudaram ou continuam dando receitas de conquistas? Sempre achei aquilo tudo o fim!

4 comentários:

  1. Muito boa "a carta" e o texto também!
    é bom saber que ainda existe vida inteligente nesse mundo! :D

    ResponderExcluir
  2. Sabias palavras, rsrsrsrsrsrs loba má? o que li demonstra sensibilidade não maldade bjux anjo, otima quinta pra ti anjo

    Marquinhos

    ResponderExcluir
  3. AMEI!AMEI!
    UM dos melhores textos que ja li por aqui sem duvida! e por essas e muitas outras que sou uma fã incondicional ou como dizem por ai de carteirinha desse blog!Como é bom encontrar pessoas que tem as mesmas ideias que você...
    Tomei a liberdade de copiar seu texto na integra e claro passar a umas amigas...entao nao se espante se acabar encontrando mais seguidores ou seguidoras por aqui...
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. que bom saber que não estou só. Aos 42 anos nunca me senti tão livre pra ser a mulher que sou realmente e não a que disseram os contos de fada. essas são palavras de uma mulher realmente selvagem, parabéns

    ResponderExcluir